Como é feito um tratamento de enxerto de osso?

Os implantes dentários tem como objetivo melhorar a vida da pessoas, tanto para a mastigação quanto para a autoestima, já que tem mesma aparência de um dente normal. É de extrema importância, compreender todos os vários aspectos de uma cirurgia bucal, e com os implantes dentários não é diferente. Considere é a possibilidade de necessitar de um enxerto de osso. Quer saber mais sobre enxerto de osso? Leia essa matéria!

Qual é o intuito do enxerto de osso?

Para que o procedimento de implante seja bem-sucedida, é necessário a colocação de um pino de titânio. O pino tem que sofrer um processo chamado osseointegração, que é quando ele está totalmente incorporado pelo osso alveolar. Nesse processo, acontece a migração das células ósseas para a superfície do pino, ao mesmo tempo que o tecido alveolar é cicatrizado por meio da absorção das células mortas e da formação de novas células.

Quando osso alveolar está fraco para suportar a nova peça ou quando há desgaste ou perda óssea, o tecido é reposto e só depois da cicatrização o implante é feito. O procedimento de enxerto de osso, tem como objetivo preencher o osso que dá sustentação aos dentes e estimular o seu crescimento, para que seja possível implantar o pino e o organismo possa fazer a correta cicatrização do local e a integração do material.

Tratamento de enxerto de osso

Através da cirurgia, é possível ampliar a altura e a espessura do osso alveolar. O procedimento é considerado simples, mas é necessário alguns cuidados especiais para que tudo corra bem. Durante a cirurgia, o paciente é anestesiado, para que não haja dor ou qualquer desconforto durante o procedimento.

Para uma recuperação tranquila, veja algumas recomendações:

  • uso dos medicamentos prescritos;
  • consumo de alimentos líquidos ou pastosos;
  • consumo de alimentos frios;
  • repouso com a cabeça na postura adequada.

É necessário esperar alguns meses para que o enxerto de osso crie um novo osso forte para garantir que o implante fique estável e seguro. A partir do momento que o enxerto de osso estiver concluído, o restante da cirurgia de implante poderá ter continuidade. E você, gostou da matéria sobre enxerto de osso? Então compartilhe com os seus amigos!

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.