O que é o enxerto ósseo dentário?

O enxerto ósseo dentário é um método cirúrgico que consiste em retirar um pedaço de osso de um local, podendo ser da mandíbula do paciente, por exemplo, e implantá-lo no local que se quer fazer o reparo ou até mesmo utilizar matérias sintéticos. Esse procedimento é utilizado para reconstruir a área que perdeu altura ou espessura. Você quer saber mais sobre o enxerto ósseo dentário? Então leia essa matéria!

Como é o procedimento do enxerto ósseo dentário?

Com o passar dos anos, pode ocorrer perdas dos dentes e ossos alveolares, como consequência, há a diminuição da gengiva acompanhado, muitas vezes , de uma série de fatores como, doença periodontal, lesões, traumas, dificuldade de mastigação e até problemas na fala, etc. Quando isso acontece, é recomendável que os pacientes buscam fazer um enxerto ósseo dentário .

O material para a realização do enxerto ósseo pode ser retirado da própria pessoa e possui uma maior facilidade de regeneração. Há casos em que o dentista utiliza xenógeno – osso liofilizado bovino – ou ainda, materiais sintéticos. O dentista irá estudar e avaliar o caso do paciente, para escolher o melhor material., além de ter uma conversa com a pessoa para explicar o tratamento.

O enxerto ósseo dentário acrescentar altura ou largura ao osso maxilar e/ou mandibular, aumentando seu volume para a depois colocar um implante dentário. A cicatrização e regeneração varia de paciente para paciente, o tempo de recuperação varia de 06 a 12 meses. Após é necessário que o paciente deverá marcar consultas de acompanhamento.

Risco do cigarro após o enxerto de osso dentário

A maioria dos implantes dentais são eficientes, mas é necessário que os pacientes criem hábitos saudáveis para auxiliar na garantia do sucesso e fazer com que o implante dure. O cigarro é um hábito que deve ser deixado de lado, pois eles podem ocasionar problemas nos implantes e no >enxerto de osso dentário. Veja alguns deles:

  • dentes manchados (comprometimento estético);
  • perda óssea decorrente da infecção periodontal;
  • rejeição de implantes;
  • infecção em enxertos;
  • cicatrização lenta devido ao fumo.

O enxerto de osso dentário é mais simples do que as pessoas muitas pensam. A técnica é uma excelente alternativa para pacientes que tiveram alguma perda óssea. Antes de realizar o >enxerto de osso dentário, converse com seu dentista a respeito, seja claro em relação seu histórico médico e retire todas as suas dúvidas em relação aos riscos e benefícios da cirurgia. Gostou da matéria sobre >enxerto de osso dentário? Então compartilhe com os seus amigos!

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.