Conheça o Enxerto de Gengiva

Ficar com o “sorriso perfeito” é um sonho de grande parte das pessoas, e a estética do seu sorriso conta muito, pois é o seu cartão de visitas. O tratamento dentário muitas vezes precisa recorrer à um implante, quando o dente já está totalmente comprometido. O implante é um tratamento muito eficaz que recupera o sorriso e a autoestima de muitas pessoas, mas nem sempre o tratamento acaba no implante. O implante tem a propriedade de preencher o seu sorriso com um dente sintético bem simular ao dente natural, mas muitas vezes a sua gengiva é prejudicada, pois isso existe o enxerto de gengiva.

O que é o enxerto de gengiva?

Enxerto gengival ou enxerto de gengiva é a técnica de preenchimento gengival que pode ser essencial para recuperar a estética em casos de próteses e implantes dentários, podendo servir para corrigir falhas estéticas e aumentar a autoestima da paciente, trazendo segurança e confiança. Caso você tenha interesse em realizar o enxerto de gengiva, converse com o seu dentista, para que ele possa fazer os exames necessários e indicar o melhor tratamento.

É apenas para quem tem implante?

Não. Há muito tempo o enxerto de gengiva deixou de ser um procedimento para corrigir as falhas e a retração na gengiva. Ela pode ser a última opção para correções estéticas e funcionais. O tratamento é indicado nesses casos mas é preciso cuidado. Converse muito bem com o seu dentista para avaliar as possibilidades.

Quais são os casos para fazer o preenchimento?

Separamos alguns casos no qual a técnica pode ser aplicada:

  • gengivas muito grandes;
  • retrações;
  • gengivas acinzentadas;
  • aumento de volume;
  • acerto estético pós-implantes.

Como é feito o procedimento?

É feito anteriormente à cirurgia um exame, analisando a estrutura completa da boca, através de radiografias, tomografias e outros exames, para constatar a real necessidade do enxerto de gengiva. Na cirurgia é feito pequenas incisões nas extremidades da gengiva, próximo à área que será coberta, e então, com movimentos circulares é feito o deslocamento do tecido, recobrindo-o a exposição da raiz.

A cirurgia de enxerto de gengiva doí?

A cirurgia não causa nenhum tipo de dor, já que é feito sob uso de anestesia. Pode apresentar um leve desconforto e incômodo durante e depois da cirurgia. Siga sempre as recomendações de seu dentista para um pós-operatório confortável e seguro.

Cuide bem da sua saúde bucal e visite regularmente o seu dentista.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.