O que é enxerto de gengiva sobre implante?

O enxerto de gengiva sobre implante é um procedimento que consiste na transferência de tecidos ou células do próprio paciente ou de um outro doador (humano ou animal) para restauração dos ossos alveolares, que ficam ao redor das gengivas para sustentação para os implantes e suas próteses. Essa cirurgia é recomendada para pacientes que sofreram perda de massa óssea alveolar, acidentes ou pancadas. Através do enxerto, é possível garantir o sucesso dos implantes, que ficarão seguros nas gengivas. Quer saber mais sobre enxerto de gengiva sobre implante? Leia essa matéria!

Como é feito o procedimento?

Em geral são escolhidos quatro tipos de materiais, os tecidos ou células do próprio paciente, retirados de regiões dos ossos alveolares que apresentam boa estrutura e estão saudáveis ou aqueles doados por outros pacientes. Há também, matérias de origem animal, especialmente bovina, que apresenta excelente aceitação pelo organismo e resultados seguros e definitivos e por último são os materiais biossintéticos.

Veja as etapas do procedimento:

  • exames para investigar o estado geral da saúde do paciente;
  • pré-cirurgia para retirada dos tecidos;
  • cirurgia de enxerto de gengiva sobre implante;
  • o pós-operatório do enxerto de gengiva.

Indicações

O enxerto de gengivas vai além dos procedimentos para recobrir raízes dentárias expostas. Ela pode ser usada para reconstruir a estrutura gengival em áreas com dentes ausentes ou para aumentar o volume gengival em regiões em contato com próteses dentárias fixas.

Conheça as principais indicações para a técnica:

  • recobrir raízes dentárias expostas por retração gengival;
  • corrigir gengivas acinzentadas próximas a próteses dentárias e implantes;
  • prevenir a recessão tecidual em indivíduos com biotipo gengival fino;
  • aumentar o volume das gengivas para fins estéticos na região anterior;
  • melhorar o resultado estético e funcional com próteses dentárias fixas.

O enxerto de gengiva sobre implante é um procedimento auxila no bem estar do paciente, fazendo com que sua saúde bucal esteja em dia e elevando sua autoestima e dando a ele razoes para sorrir novamente. Através do enxerto, é possível garantir a segurança dos implantes nas gengivas. Gostou da matéria sobre enxerto de gengiva sobre implante? Então não se esqueça de compartilhar com os seus amigos!

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.