Dor de cabeça bruxismo, entenda esse sintoma

Bruxismo é uma desordem funcional que tem como principal característica, o ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes, alem de apresentar problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula, a atm. Há muitos sintomas do bruxismo, sendo o mais comum a dor de cabeça. Dor de cabeça bruxismo ? Quer saber o motivo? Então leia essa matéria!

Causas do bruxismo

As causas do bruxismo, ainda é um mistério. A doença atinge em média 15% das crianças, além de afetar homens e mulheres, na fase adulta. Quando o problema se manifesta durante o dia, recebe o nome especial de briquismo. As possíveis razões físicas ou psicológicas para esse distúrbio podem incluir:

  • sensações de ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão;
  • alinhamento anormal dos dentes superiores e/ou inferiores;
  • outros problemas do sono, como a apneia do sono;
  • resposta à dor de ouvido ou dor de dente (principalmente em crianças);
  • refluxo do ácido estomacal para o esôfago e para a boca;
  • efeito colateral incomum de alguns medicamentos psiquiátricos, tais como certos antidepressivos;
  • complicação de uma doença, tal como a doença de Huntington ou doença de Parkinson,

Caso você venha a ter essas sintomas, é de extrema necessidade que vá a um dentista o mais urgente possível. A falta de tratamento pode ter graves consequências como dentes estão desgastados, danificados ou sensíveis, dores na mandíbula, na face e nos ouvidos.

Dor de cabeça bruxismo ? Por quê?

O sintoma mais comum em pacientes que possuem bruxismo, é a dor de cabeça. Isso acontece devido a compressão exagerada dos dentes pode levar à isquemia dos vasos que entram no ápice da raiz e depois à necrose dos vasos, dos nervos e da polpa dentária.

Ainda não há uma cura para o bruxismos,porém, há placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico, moldadas segundo o formato da arcada dentária do paciente. Elas auxiliam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste e o abalo dos dentes. Gostou da matéria sobre dor de cabeça bruxismo? Então compartilhe com os seus amigos.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.