Disfunção da Atm: sintomas, causas e tratamentos

Falar, comer, bochechar, faz parte do simples movimento de abrir e fechar a boca, mas esse gesto tão simples e rotineiro pode se tornar doloroso devido a uma disfunção da ATM que é uma articulação temporomandibular que controla o movimento da mandíbula e liga o maxilar ao crânio. Quer saber o que é atm, sua causa, seus sintomas e seu tratamento? Acompanhe essa matéria!

O que é ATM?

A articulação temporomandibular (atm) – também conhecida com Disfunção da articulação temporomandibular DTM – é uma articulação que liga o maxilar inferior (mandíbula) ao osso temporal do crânio, que fica localizado à frente das orelhas em cada lado da cabeça. A articulação é flexível, isso permite com que você mastigue, fale e morda alimentos. Os músculos dessa articulação e aqueles em torno dela são responsáveis por controlar a posição e movimentos da mandíbula. As disfunções temporomandibulares faz parte de um grupo de condições que podem causar dor, dificuldades para abrir ou fechar a boca, zumbidos, além de serem decorrentes de problemas musculares, articulares ou como consequência de doenças sistêmicas.

Causas

As disfunção da atm podem ter diversas causas, entre elas, questões físicas como deslocamento do maxilar, batida e até mesmo roer unhas. Fatores emocionais, como estresse, tensão e ansiedade, também causam a disfunção da atm. O uso em excesso do músculo maxilar, é causado por problemas de desalinhamento dos dentes superiores e inferiores, dentes ausentes, ou distúrbios durante o sono. Além disso, existem outras condições de saúde que ajudam a contribuir para o desenvolvimento desse problema, como:

  • artrite na articulação temporomandibular;
  • danos na articulação causados por impacto ou idade;
  • ranger os dentes;
  • problemas estruturais presentes no nascimento.

Sintomas da disfunção da atm

Disfunções de ATM apresentam vários sinais e sintomas e muitos destes sintomas, a dor é a mais comum e em algumas situações ela pode se expandir para o pescoço. podem também estar presentes em outros problemas. Veja quais são os outros sintomas, também comuns, de disfunção da atm são:

  • dores de cabeça (freqüentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
  • sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
  • dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
  • mandíbulas que “ficam presas”, travam ou saem do lugar;
  • flacidez dos músculos da mandíbula;
  • brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.

Os sintomas geralmente ocorrem por uma mastigação errada, já que assim o paciente com dor acaba mastigando com dificuldade e em diversos locais da boca, como consequência ocorre um desgaste ou deslocamento do disco ou cartilagem da articulação. Pode ocorrer inchaço no rosto ou aumento da musculatura que envolve a lateral da mandíbula. Caso você tenha alguns desses sintomas, procure um dentista, assim ele irá fazer diagnóstico preciso, para achar a melhor maneira de tratar o problema.

Tratamento

Em casos de trauma agudo ou tensionamento por um estresse momentâneo, os sintomas da disfunção da atm podem passar sem tratamento. Caso os sintomas persistirem, o dentista pode aconselhar diversos tipos de tratamentos baseado na avaliação e através das alterações encontradas no exame físico e nos exames de imagem. Veja alguns tratamentos utilizados:

  • medicamentos: usados para eliminar espasmos musculares e a dor. Os medicamentos recomendados são relaxantes musculares, analgésicos e medicamentos anti-inflamatórios. Não faça uso dos medicamentos sem prescrição, espere a avaliação e a receita do dentista;
  • relaxamento: é uma maneira eficaz para auxiliar no controle da tensão muscular na mandíbula. Caso a atm ou dtm, seja por fatores emocionais, a pessoa pode fazer terapia psicológica, para diminuir o estresse e a tensão;
  • cirurgias e outros procedimentos: é muito comum o uso de uma injeção de um fluído para irrigar a articulação mandibular (artrocentese), há também uma cirurgia realizada com uma câmera para remoção de tecidos inflamados da articulação (artroscopia). Cirurgias de reparação da articulação, que também é utilizada em outros tratamentos de problema estrutural na articulação e por fim a aplicação de toxina botulínica para promover relaxamento muscular e menor tensão na região articular.

É de extrema importância que, quando há a disfunção da atm, o paciente deverá procurar, com urgência, um dentista, médico ou pronto-socorro para colocar a articulação de volta no lugar. Um estilo de vida saudável, sabendo controlar as situações de estresse, evitando o esforço na articulação, como tentar morder coisas duras e até mesmo o hábito de apoiar a mandíbula com as mãos, ajuda a evitar o problemas de disfunção da atm. Gostou dessa informação? Então compartilhe com os seus amigos!

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.