Saiba todos os sintomas da disfunção da atm

A articulação temporomandibular é a responsável por ligar a mandíbula ao osso temporal do crânio. Ela fica localizado à frente das orelhas em cada lado da cabeça. Essa articulação é flexível, portanto ela permitindo que você mastigue, fale e morda alimentos. A disfunção da atm, pode causar dor e dificuldade para comer. Quer saber mais sobre disfunção da atm sintomas? Leia essa matéria!

Disfunção da atm: causas

É comum, que a ATM surge através de problemas nos músculos da mandíbula ou na articulação. Caso sua mandíbula estiver estalando ou até mesmo travando de vez em quando, é de extrema importância consultar um dentista, para que ele determine suas causas. Traumas na mandíbula ou conjunta pode desempenhar um papel no desenvolvimento de distúrbios da ATM. Além disso, existem outras condições de saúde que podem contribuir para o desenvolvimento destas patologias. Estes incluem:

  • artrite na articulação temporomandibular;
  • danos na articulação causados por impacto ou idade;
  • ranger os dentes;
  • problemas estruturais presentes no nascimento;
  • estresse e tensão muscular.

Seu dentista pode ajudar a realizar um diagnóstico adequado devido a um ou todos esses sintomas também estarem presentes em outros problemas. O uso prolongado de aparelhos ortodônticos, a má postura, o estresse, a má alimentação e a falta de sono, estão associadas no desenvolvimento de distúrbios da ATM. No entanto, não há provas de que esse fatores causem os transtornos. Seu dentista pode ajudar a realizar um diagnóstico adequado devido a um ou todos esses sintomas também estarem presentes em outros problemas.

Disfunção da atm sintomas

As disfunções da ATM, por ter várias causa, elas podem ter vários sintomas, portanto há varias maneiras de tratar o problema como: terapia, fisioterapia, massagem,aplicação de “Toxina botulínica”, placas de acetado em casos como o bruxismo ou a cirurgia em último caso, quando há deslocamento do disco ou necessidade de lubrificação. Agora veja os principais sintomas das disfunções da ATM. Ao aparecimento de qualquer um deles, melhor procurar ajuda!

1. Dor no rosto e de cabeça

Disfunção da atm sintomas tem como dor a mais comum. no entanto, as dores não tem um local específico da face para aparecer, Essas dores estão intimamente ligadas ao bruxismo e ocorrem devido ao desgaste muscular que esse movimento repetitivo ocasiona. A dor lateral está ligada a um dos músculos responsáveis pelo fechamento da boca, que se estende até essa região.

2. Dor no pescoço e ombros

A disfunção da atm sintomas, pode ter a dor irradiada para o pescoço e ombros. Isso acontece devido à proximidade que os músculos ligados à ATM estão dessas regiões. Os músculos do corpo interagem entre si, o que irradia a dor, principalmente a causa por tensão muscular.

3. Maxilar travado

O maxilar travado é um sintoma clássico das disfunções de ATM. Normalmente é preciso ir no odontologista ou a um hospital para que um especialista consiga colocar a articulação de volta ao lugar. É importante que o travamento do maxilar normalmente causa dor naturalmente e impede a execução perfeita de uma série de ações importantes do dia a dia, como comer e falar.

4. Mordida incomoda

Um sintoma comum das disfunções da ATM é a dificuldade em mastigar, o paciente começa a sentir estalos e até mesmo chiados ao abrir a boca, isso acontece, pois entre a cabeça e a mandíbula há um disco de proteção, uma cartilagem. Esse disco pode ser deslocado ou desgastado, e aí o encontro dos ossos gera estalos, Com o tempo, isso pode causar ainda mais problemas na região.

A disfunção da atm sintomas é uma maneira de alertar as pessoas sobre um problema grave. Há algumas técnicas que aliviam a disfunção da atm sintomas, como relaxamento e medicamentos prescritos pelo dentista. É de extrema importância, que ao sentir esses sintomas, você procure um dentista com urgência. Gostou da matéria disfunção da atm sintomas? Então compartilhe com os seus amigos!

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.