Implantodontista: o especialista em dentista implante

Idade, acidentes, doenças e uma higiene bucal não satisfatória podem ser alguns dos motivos pelos quais pessoas perdem dentes ou precisam extraí-los e implantá-los. O dentista implante responsável é chamado implantodontista e sua especialidade é a implantodontia, uma das várias especializações da odontologia que surgiu para oferecer maior conforto e segurança aos pacientes.

As principais funções de um dentista implante

A implantodontia visa reconstruir e completar a arcada dentária do paciente por meio de implantes e é uma das especialidades responsáveis por deixar o paciente com a autoestima mais elevada, já que a falta de um ou mais dentes prejudica muito, não só esteticamente, mas na mastigação e até mesmo a fala. Além disso, o dentista implante também faz:

  • Analisa as necessidades dos pacientes, indicando qual é o melhor implante para cada caso. Eles podem ser fixos ou não;
  • Verifica se os dentes danificados precisam ou não de uma extração completa;
  • Observa as condições em que a gengiva e o maxilar se encontram e se suportam um pino de titânio para que assim receba o implante;
  • O dentista implante realiza a operação e acompanha o paciente até sua recuperação total.

Como saber se preciso de implante?

Somente o dentista implante pode indicar o uso de implantes, na maioria dos casos pacientes que receberam diagnóstico de extração da raiz ou já tiveram que extraí-la são aptos. Em alguns casos a gengiva já se modificou devido ao tempo da extração ou a mandíbula não pode receber o pino, mas em todos os casos há solução.

Procurando um dentista implante

Por ser um processo bem invasivo, minucioso e às vezes caro, o paciente precisa de muito cuidado ao buscar um dentista implante. O processo do implante pode ser algo demorado, pois é necessário esperar meses até que o pino e a mandíbula de fundam e fiquem prontos para receber o dente, por causa dessa demora, alguns pacientes desistem do tratamento e buscam algo mais rápido. Essa espera é normal e é para sua segurança!

Não é recomendável buscar um dentista implante apenas pelo tempo ou preço que ele ofereceu, busque referências e veja se ele está realmente preocupado com a sua saúde bucal.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.