Dente siso inflamado: causas e solução

Quando nasce um dente siso, pode ocorrer algum incômodo e dor, porém muitas pessoas tomam remédios para suprimir a dor e acabam não indo ao dentista. Chega uma hora que não é possível mais mascarar a dor e infelizmente você tem que lidar com um dente siso inflamado.

Alguma das causas incluem dificuldade na higienização, nascimento na posição incorreta e pode existir uma espécie de capa feita com a gengiva que acumula sujeira e resíduos. Se por acaso existir edemas, pus e inflamação na gengiva é preciso cuidar disso antes de realizar a extração que não deve ser feito sem a indicação do dentista. Nunca se medique por conta própria!

Extração do siso inflamado

Mesmo com o dente siso inflamado sem dor, a extração é o único meio de corrigir esse problema. Somente a partir de exames, radiografias ou tomografias é possível ver a real situação do seu dente siso inflamado e nem sempre é algo simples: alguns dentes siso podem estar inclusos o que dificulta mais o acesso, mas é um procedimento indolor e você não precisa ter medo.

Após a extração é importante que o paciente siga algumas recomendações para que o pós-operatório seja tranquila e você não tenha nenhum problema com o local que foi retirado o dente siso inflamado, listaremos aqui algumas principais:

  • Repouso: não é recomendado realizar exercícios físicos e tomar sol para evitar sangramentos;
  • A alimentação deve ser baseada em alimentos frios e pastosos. A ingestão de água gelada, sorvete e iogurte é liberada para que os vasos sanguíneos se contraiam e evite sangramentos;
  • O mais importante é a etapa da higienização: não devemos esquecer que a retirada do dente siso inflamado deixa um buraco em nossa boca, por isso pode acumular sujeira. Use uma gaze estéril para limpar o local e faça bochechos;
  • Tome os remédios pelo tempo indicado pelo dentista.

Depois da cirurgia

Alguns dias após a extração do dente siso inflamado, é normal sentir alguma dor e ter um inchaço no rosto do lado em que ele foi extraído, Também pode ocorrer pequenos sangramentos.Caso você siga as recomendações, você não terá maiores problemas e sua recuperação será rápida. Compartilhe esse texto para informar cada vez mais pessoas.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.