Causas do dente quebrado

Muito além de questões estéticas, um dente quebrado pode causar bastante muito transtorno. Uma fratura no dente pode causar muita dor, inchaço e um sorriso quebrado, mas é importante saber que existem várias razões para um dente quebrado que vão de queda até mesmo tratamentos de canal que foram danificados e que para todos eles existe uma solução.

Meu dente está quebrado, e agora?

Se você percebeu algum dente quebrado, a primeira coisa que se deve fazer é marcar urgentemente uma consulta com o dentista e se possível levar o pedaço do dente quebrado limpo com água morna em um copo com leite ou a própria saliva.

Se o problema for uma queda ou pancada na boca, provavelmente a gengiva irá sangrar, o recomendado é molhar uma gaze com água gelada e colocar em cima do local e se encaminhar ao dentista para a restauração, veja outras causas para um dente quebrado:

  • Dentes de leite que não foram retirados completamente;
  • Dente mal posicionado na arcada;
  • Perda de elementos dentários;
  • Bruxismo;
  • Fraturas de coroa e raiz;
  • Cáries;
  • Restaurações e canais que sofreram impactos;
  • Quedas, pancadas e traumas.

Lembrando que mesmo que a criança perca o dente de leite em uma pancada antes da idade correta (antes do 6 ou 7 anos) é necessário levá-la ao dentista com o dente. Em alguns casos ela vai precisar utilizar um aparelho para que o espaço entre os dentes se mantenha aberto até o crescimento do dente definitivo.

Tratamento para o dente quebrado

Somente o dentista pode dizer com certeza qual o tratamento ideal para você, mas os mais comuns são o polimento, que serve para fraturas pequenas que não afetam muito a estrutura, a restauração para fraturas médias, para fraturas maiores é feito uma coroa (de metal ou cerâmica) ou canal. quando o dente quebrado causa muitos danos e está acima da linha da gengiva é recomendado a extração total para evitar infecções na gengiva ou problemas mais graves.

Se você conhece alguém que está sofrendo com uma fratura dentária, compartilhe esse texto e o informe da importância de consultar o dentista para consertar esse problema.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.