O que é um dente infeccionado com pus?

Muitas pessoas dizem que não existe dor pior que a dor de dente. Ela lateja, não para de doer, incomoda na hora mastigar, incha o rosto e impede de dormir de lado. Mas isso indica que pode haver um problema muito grave e que precisa ser tratado com urgência. Quando há um dente infeccionado com pus ele é chamado de abscesso dentário e pode ser bastante perigoso pois ele é resultado de uma infecção bacteriana como gengivite ou cáries. Confira o que pode um dente infeccionado com pus.

Os sintomas de um dente infeccionado com pus

Além da dor, existem outros sintomas que uma pessoa deve ficar atenta para evitar complicações derivadas de um dente infeccionado com pus:

  • Vermelhidão local;
  • Sensibilidade;
  • Dente escurecido;
  • Ínguas;
  • Dificuldade na mastigação e para abrir a boca;
  • Drenagem de pus.

Se um dente infeccionado com pus não for tratado ele pode evoluir para osteomielite, que é uma infecção no osso e se espalhar por todo o corpo. Por isso não deixe de consultar um dentista assim que aparecer algum sintoma e ou você sentir que tem algo estranho.

Como tratar um dente infeccionado com pus?

Dependendo do estágio em que o dente encontra, o dentista pode realizar alguns procedimentos e também receitar antibióticos. Se for possível salvar o dente, o dentista poderá realizar uma drenagem ou um canal, mas em alguns casos mais graves, o recomendado é a extração total do dente infeccionado com pus que mais tarde pode receber uma prótese ou implante.

Nesses casos o importante é não tentar drenar o líquido em casa ou tomar remédios por conta própria. Esse tipo de procedimento deve ser feito em um ambiente estéril e os somente o dentista pode indicar qual é o melhor remédio (antibiótico/ anti-inflamatório/ analgésico) para o seu caso, o tempo de tratamento e a dosagem.

Um dente infeccionado com pus pode gerar problemas muito graves e pode ser evitado com uma rotina séria de higiene bucal, porém se mesmo assim um dente infeccionado com pus aparecer, não deixe o problema se estender e consulte o seu dentista.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.