Por que sentimos dente do siso dor?

Às vezes sentimos uma dor no fundo da boca e de repente ela se torna um grande incômodo e o rosto incha e já não dá para mastigar bem. Isso pode ser ocasionado por algumas razões, mas a mais comum e conhecida é dente do siso dor.

Geralmente esse problema acontece quando ele está nascendo e empurrando os outros dentes para a frente, mas aqui vamos descobrir quais são os mais diversos motivos para que você sinta dente do siso dor.

Causa da dente do siso dor

Os dentes sisos nascem após a puberdade, ou seja quando a arcada dentária já está totalmente formada, por isso ao nascer ele empurra os dentes da frente e causa dor, mas, infelizmente, não é só esse o problema que a dente do siso dor pode resultar. Mas saiba que em todos eles é imprescindível sempre ir ao dentista, confira:

  • Cárie;
  • Cisto dentígero: acontece quando há acúmulo de líquido entre as estruturas do dente como a gengiva e a coroa;
  • Tumores que podem ser benignos, pré-cancerosos e malignos;
  • Reabsorção da raiz do nervo vizinho;
  • Compressão do nervo mandibular;
  • E doenças gengivais inflamatórias como gengivite ou periodontite.

Dá pra evitar a dente do siso dor?

É possível evitar as dente do siso dor com visitas regulares ao dentista e também, ao primeiro sinal de dor e incômodo marcar uma consulta com o seu dentista de confiança. Se for detectado algum problema com siso, serão solicitados raio-x panorâmico e/ou tomografias e, se necessário, a cirurgia de extração. Evitando assim maiores problemas como infecções na gengiva e até mesmo a perda dos dentes ao redor.

Até o dia da cirurgia ou consulta, uma bolsa de gelo poderá ser aplicada no local por alguns minutos. Isso aliviará a dente siso dor, mas não desaparecerá por completo, por isso é importante não adiar a ida ao seu dentista: somente ele poderá receitar algum tipo de remédio ou procedimento que acabará de vez com a dente do siso dor.

Compartilhe esse texto com alguém que está sentindo dente siso dor e informe da importância de consultar um dentista de confiança e cuidar dos seus dentes.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.