Instrumentos essenciais em um consultório odontológico

Você sabe quais são os instrumentos necessários e primordiais que devem estar presentes em um consultório odontológico e para que eles servem? Nesse texto você vai conhecer alguns e descobrir como eles são importantes para manter seus dentes e boca saudáveis.

Infelizmente muitas pessoas têm medo de frequentar o consultório odontológico devido ao medo de todos aqueles equipamentos, a luz forte, a cadeira deitada e principalmente do barulho do famoso “motorzinho”. Para reverter esse quadro, é necessário maior conscientização e também informar sobre a importância e até mesmo sobre o que compõe um consultório odontológico. Além de acabar com o preconceito e medo das pessoas irem ao dentista, evita que muitos caiam nas mãos de profissionais que não trabalham com os instrumentos corretos, em um consultório odontológico clandestino ou de péssima qualidade.

Segurança para o profissional, consultório odontológico e paciente

Muitas pessoas ao escolher um consultório odontológico, levam em consideração o preço, distância e até mesmo indicação, mas mais que isso ele precisa ser seguro e estéril para o profissional e o paciente. A região bucal pode ser uma porta de entrada para infecções graves como endocardite bacteriana e também carrega micro-organismos que podem ser prejudiciais, por isso o profissional deve sempre utilizar luvas, máscara e jaleco.

Importante também é ver se o consultório odontológico escolhido possui autoclave e uma seladora que são, respectivamente, os equipamentos para esterilizar e fechar os instrumentos estéreis. Só assim o procedimento será seguro para paciente, dentista e até mesmo para o consultório odontológico que não terá sua reputação afetada.

O que devo ver em um consultório odontológico?

Da cadeira até a luz, tudo que está em um consultório odontológico é importante para que haja o melhor atendimento ao paciente. Alguns dos instrumentos básicos e mais comuns são:

  • Aplicador: serve para colocar o cimento dentário nas cavidades;
  • Brocas: retira o material cariado e fazem cavidades para receberem restaurações. Junto com a caneta ou micromotores formam o famoso “motorzinho”;
  • Calcadores espatulados: são utilizados para inserir material curativo nas cavidades dentárias, vedando com mais eficiência;
  • Carpule: é a seringa própria para a aplicação de anestésicos;
  • Escavador: retira o material cariado possibilitando a visualização do dano;
  • Espelho: serve para visualizar as com detalhes a boca do paciente;
  • Fórceps: em um consultório odontológico eles podem vir em vários tamanhos e são utilizados para extração dental;
  • Hollemback: Serve para inserir curativos ou resinas nas cavidades;
  • Materiais cortantes: de ponta afiada, servem para fazer acabamentos;
  • Pinça: é utilizada para levar e retirar materiais da boca do paciente, como algodão;

Todos esses materiais precisam ser abertos na frente do cliente após passarem pela autoclave e seladora. Se por acaso

Fique atento!

Ao escolher um consultório odontológico, é importante verificar se além de profissionais credenciados, os equipamentos e instrumentos estão em perfeita ordem, por isso é bom buscar recomendações e até mesmo pesquisar na internet sobre um consultório odontológico que te atenda melhor e tenha os equipamentos necessários. Seja prudente com sua saúde bucal! Não deixe que o medo ou apreensão atrase seu tratamento, afinal a saúde dentária é algo sério e deve ser tratada como qualquer outra parte do corpo.

Agora que você já sabe mais sobre instrumentos de um consultório odontológico, compartilhe esse texto e informe cada vez mais pessoas.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.