5 dicas para escolher um consultório dentário

Ter um sorriso bonito e saudável é o sonho de qualquer pessoa, mas para que isso seja possível é preciso procurar um consultório dentário de qualidade, ou seja, que possuem uma excelente infraestrutura e equipe de profissionais. E você quer saber como escolher um consultório de qualidade? Siga as 5 dicas deste post!

Verifique a expertise do profissional

O primeiro passo para escolher o consultório dentário ideal, é conhecer o profissional que vai cuidar de você. Verifique no site do CRO (Conselho Regional de Odontologia) ou do CFO (Conselho Federal de Odontologia), se o dentista é registrado e reconhecido pelo conselho, além de verificar a especialidade e experiência do mesmo.

Além da sua pesquisa aprofundada, você pode considerar pedir indicações às pessoas de confiança, assim você vai ter uma referência de um bom consultório e de como é realizado os tratamentos e pós-tratamento, facilitando o processo de escolha de um consultório dentário.

Examine a infraestrutura

É extremamente importante analisar com cuidado o consultório dentário. Leve em considerações os procedimentos que lá são feitos e compare com o consultório que você vai fazer os tratamentos. Veja quais são os aspectos necessários a serem observados em um consultório dentário:

  • Limpeza: é essencial que o consultório dentário seja extremamente higiênico, assim evita possíveis infecções. Procure sempre saber se o profissional usa materiais descartáveis e esterilizados;
  • Atendimento humanizado: Ser bem tratado é a melhor coisa que existe. Procure por um consultório dentário onde os profissionais, tanto da recepção quanto do dentista, são gentis e educados;
  • Pontualidade e disponibilidade: Busque por um consultório dentário que respeite os clientes. Analise se o consultório dentário escolhido, cumpre os horários e se possui disponibilidade de horários, convenhamos que agendas lotadas ou com pouquíssimas vagas disponíveis no consultório dentário, podem retardar o andamento do seu procedimento;
  • Ruídos no consultório dentário: Sim, esse tópico é extremamente importante! Se você está em uma recepção em que é possível escutar tudo o que acontece dentro do consultório dentário, é desagradável e causa um sofrimento antecipado.

É comum não prestamos atenção nos pequenos detalhes do consultório, mas é preciso mudar e começar a ser atencioso. Lembre-se: você vai fazer um procedimento que exige cuidados especiais, tome isso como prioridade na hora de escolher o consultório ideal.

Qualidade dos equipamentos

Para garantir a eficácia do tratamento, é necessário checar a qualidade dos equipamentos do consultório dentário. Verifique se eles estão desgastados, se aparenta ter problemas de manutenção, se a cadeira está sem estabilidade. Se o consultório não tem a qualidade que você busca, é recomendável procurar por outro, assim você fica tranquila (o) para realizar os tratamentos.

Custo-benefício

Um consultório dentário perfeito, com profissionais excelentes, infraestrutura impecável, produtos e equipamentos de qualidade e atendimento exemplar, tem o seu preço. Mas isso não significa que você tem que pagar uma fortuna em um consultório dentário para garantir um serviço de qualidade e uma consulta ou tratamento satisfatórios.

É possível encontrar o consultório dentário dos seus sonhos por um preço competitivo. Portanto, pesquise e não deixe de avaliar o custo-benefício antes de escolher o consultório.

É essencial buscar por consultório dentário e dentistas especializados para obter as orientações corretas. Além disso, a sua saúde bucal depende muito dos cuidados diários que você tem, por isso é importante seguir os conselhos do dentista e praticar as técnicas passada, sendo assim você consegue prolongar o efeito dos tratamentos profissionais. Gostou das nossas dicas para escolher um consultório? Compartilhe com os seus amigos, assim eles podem se informar e escolher um consultório excelente para fazer os tratamentos necessários.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.