Clarear dentes

Muitas pessoas são apaixonadas por dentes brancos. Inclusive não são poucos os que fazem loucuras para branquear os dentes, comprando todas as ofertas disponíveis na internet para obter aquela tão sonhada brancura total. No entanto, depois de tantas tentativas, sejam os métodos naturais ou produtos comprados em algum estabelecimento, os resultados acabam não gerando o resultado esperado e muitas vezes ainda trazem prejuízos para a pessoa; isso porque só é possível clarear dentes de forma segura e eficiente com as orientações de um consultório odontológico.

As formas de clarear dentes não recomendadas pelos dentistas

Quem acha que “natural” é necessariamente algo bom, está redondamente enganado quando o tema é o clareamento dentário. De acordo com especialistas da área, o clareamento natural, aquele feito em casa com produtos não fornecidos por um dentista, pode ser muito prejudicial à saúde bucal do paciente. Inclusive, o mais comentado na internet, aquele em que se usa bicarbonato de sódio, vinagre e água, é um dos que mais causa danos aos dentes, pois são grandes as chances de ele trazer consequências como:

  • desgaste dentário, devido a alta abrasividade;
  • sensibilidade dentinária;
  • exposição da dentina;
  • comprometimento da estrutura dentária.

Tais fatores de risco são possíveis porque esses métodos realmente clareiam os dentes, no entanto, para isso, eles desgastam o esmalte do dente, a primeira proteção dentária. Assim, o elemento fica com uma maior exposição da dentina, o que provavelmente irá gerar várias complicações.

Como clarear dentes de maneira segura

Quando se deseja clarear dentes o primeiro passo é procurar por uma clínica focada nesse tipo de serviço. Felizmente, no Brasil esse tipo de procedimento tem se tornado cada vez mais comum, fazendo com que o número de consultórios aumente consideravelmente. Por isso é interessante fazer uma pesquisa acerca das clínicas existentes na sua região de interesse.

Além disso, indicações de pessoas que já passaram pelo procedimento também costumam ser um ótimo começo para clarear dentes em um local realmente confiável. Contudo, depois de escolher o estabelecimento mais recomendado, a primeira etapa será passar pela avaliação com o dentista para que ele determine o método de clarear dentes mais indicado para o seu caso.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.