Clareamento dentário

A busca por um sorriso mais branco se tornou um objetivo muito popular e hoje domina o desejo estético de muitas pessoas. Felizmente, o clareamento dentário está cada dia mais simples e acessível, tornando mais fácil a realização desse sonho. Porém, mesmo que o processo de clareamento esteja cada vez mais disponível no mercado, é preciso conhecer bem as técnicas disponíveis para fazer escolher assertivas.

Tanto o procedimento caseiro quanto o clareamento dental a laser demandam cuidados específicos e precisam ser indicados por um dentista especializado no tema. Para tanto, a primeira dica é visitar um consultório odontológico com boa performance de clareamentos, dessa forma o dentista responsável pelo atendimento irá fazer uma análise clínica da saúde bucal e da cor dos seus dentes, indicando com precisão qual é o tipo de clareamento dentário mais adequado para o caso.

Clareamento dentário a laser

O clareamento dentário realizado com laser é um dos mais procurados; sendo feito exclusivamente no consultório, esse tratamento conta com a aplicação do gel clareador em altos níveis de potência. Seu diferencial se concentra nos efeitos conquistados a curto prazo, podendo levar de uma a três sessões, por exemplo. Alguns cuidados essenciais que o paciente deve tomar para preservar o resultado do clareamento dentário são:

  • evitar a ingestão de bebidas com corantes artificiais como refrigerantes;
  • diminuir o hábito de fumar;
  • evitar alimentos naturalmente pigmentados;
  • fazer escovações minuciosas após cada refeição.

Clareamento dentário caseiro

O clareamento dentário caseiro é tão eficiente quanto o método mencionado anteriormente, porém leva um pouco mais de tempo para se alcançar o resultado final. Essa técnica é feita basicamente com o auxílio de moldeiras de silicone, as quais são feitas sob medida, e devem ser preenchidas pelo paciente com um gel clareador.

Essa moldeira deve ser encaixada nos dentes por cerca de três semanas – ou de acordo com indicação do dentista. De modo geral, a recomendação é que ela seja usada durante o período de sono, assim, além de não sentir nenhum desconforto, o paciente se certifica de deixar o gel agir na coloração dos dentes por tempo mais que suficiente.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.