


Clareamento dental sensibilidade
Quem já passou por um clareamento dental conhece todos os cuidados necessários antes, durante e, especialmente, após o tratamento para conservar o resultado pelo máximo de tempo possível. Não é novidade também que a sensibilidade nos dentes representa um provável desconforto pelo qual o paciente terá que passar durante a busca por dentes mais brancos. Porém, é possível contornar essa situação, não só indo em busca de um dentista de confiança para realizar o procedimento, mas também seguindo todas as indicações passadas pelo profissional, como por exemplo:
- evitar a ingestão de alimentos muito frios ou quentes durante o tratamento e após os primeiros dias de conclusão;
- usar possíveis cremes dentais específicos para diminuir o desconforto com o clareamento dental sensibilidade;
- diminuir o hábito de fumar;
- fazer escovações regulares.
Os motivos do clareamento dental sensibilidade
Além de proporcionar mudanças significativas para a coloração dos dentes, o clareamento é um tratamento que beneficia a autoestima das pessoas, deixando-as mais confiantes ao sorrir e socializar. Porém, a busca pelo sorriso mais branco pode vir acompanhada de um certo incômodo, e é justamente por isso que as pessoas buscam saber mais sobre os motivos do clareamento dental sensibilidade.
A principal e única consequência de um clareamento são os desgastes com a sensibilidade nos dentes. Antes de realizar o procedimento, o paciente é informado sobre esse possível sintoma. De acordo com especialistas, a sensibilidade acontece por conta da abertura dos poros do esmalte, gerada pela ação dos clareadores. Ou seja, a dentina, região com nervos, fica exposta e, consequentemente, mais sensível.
Como ter menos desconforto com o clareamento dental sensibilidade
O esmalte dentário é a região do dente responsável por caracterizar sua coloração. Por isso, é nessa região que o clareamento dental sensibilidade atua. Conforme mencionado, em diversos casos os pacientes apresentam sensibilidade depois do procedimento, já que a dentina acaba ficando mais exposta.
Porém, com o avanço dos métodos disponíveis para tal procedimento, já é possível contornar os efeitos do clareamento dental sensibilidade. Segundo especialistas, o uso de clareadores em concentrações menores e/ou cremes dentais planejados para prevenir a sensibilidade, são formas eficientes de diminuir o incômodo.