Praticidade e eficiência: clareamento dental com placa

Um método cada vez mais comum e adotado pelos dentistas para pacientes que procuram o consultório buscando o branqueamento dos dentes é o clareamento dental com placa, popularmente conhecido como clareamento caseiro. O tratamento é muito eficaz e a praticidade de poder ser feito em casa é um dos maiores destaques deste método.

Entendendo melhor o processo

O clareamento dental com placa é feito a partir da orientação do dentista que, após avaliar se esse é o melhor método para o paciente o orienta a fazer uso do gel clareador com o auxílio de uma placa, também chamada de moldeira, que é basicamente o suporte para colocação do gel e encaixe na boca.

O procedimento é resumidamente feito da seguinte forma:

  • O paciente consulta o dentista;
  • É feito um molde para aplicação;
  • O paciente usa o gel clareador pelo período determinado pelo dentista;
  • O dentista avalia o resultado e dá alta ou indica mais aplicações.

O clareamento dental com placa geralmente é feito por molde e usando um dos composto disponíveis no mercado para clarear: o peróxido de carbamida ou o peróxido de hidrogênio. Quando o paciente compra kits de clareamento sem consultar o dentista, a placa pode vir com tamanho desproporcional, o que, além de causar a ineficiência do processo, pode trazer problemas, se o composto utilizado atingir a gengiva, por exemplo.

Vantagens e desvantagens

O clareamento dental com placa é uma alternativa ao tratamento realizado em consultório. Ambos utilizam os mesmos compostos para clarear, mas no consultório o dentista potencializa esse efeito com luz de LED ou laser. Essa é a principal desvantagem do clareamento dental com placa: devido à falta do elemento potencializador, ele pode demorar mais para que o resultado final seja alcançado.

A principal vantagem do clareamento dental com placa é a comodidade de fazer o tratamento em casa. Com a orientação do dentista sobre quantidade de produto e tempo de uso, ele pode aplicar o tratamento enquanto faz outras coisas. É possível até mesmo dormir, pois existem dentistas que recomendam o uso de uma concentração menor de produto por várias horas durante a noite.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.