Faça em casa: clareamento dental com moldeira

Fazer um clareamento dental é o desejo de muita gente. O objetivo é restaurar a cor natural dos dentes, que com o passar do tempo vai se tornando amarelada ou adquirindo manchas em função dos alimentos consumidos. Existem métodos feitos no consultório do dentista e também a opção mais prática: clareamento dental com moldeira, que pode ser feito em casa pelo próprio paciente.

Como é o procedimento?

No clareamento dental com moldeira o paciente recebe a orientação do dentista e procede o tratamento ele mesmo, usando os produtos recomendados. O gel utilizado pode ser feito com dois compostos: a carbamida e o peróxido de hidrogênio. O primeiro pode causar mais sensibilidade nos dentes, por essa razão é usada em concentrações menores.

A aplicação do clareamento dental com moldeira pelo paciente é muito simples: é feito um molde pelo dentista, a moldeira, onde o paciente aplica o gel e coloca o suporte na boca. Ele passará algumas horas usando este suporte. O tempo pode variar de uma seis horas. Geralmente, o procedimento dura em torno de uma semana e depois o paciente retorna para avaliar o resultado. Caso necessário ele faz mais algumas aplicações do clareamento dental com moldeira.

Outras opções

Além do clareamento dental com moldeira, existem outras maneiras de fazer o branqueamento dos dentes. A mais popular é o chamado clareamento a laser, que, na verdade, é realizado com luz de LED. O procedimento dura em torno de três sessões de aplicação da luz, mas existem pacientes que já apresentam resultados satisfatórios com apenas uma sessão. É possível também unir os dois procedimentos: fazer a primeira sessão com laser e finalizar com clareamento dental com moldeira em casa. É importante que o paciente tenha em mente que:

  • Nem sempre o dente ficará branco;
  • É possível atingir até três tonalidades mais claras;
  • Só o dentista pode escolher o melhor método;
  • O clareamento poderá ser feito novamente.

Os pacientes desejam sempre alcançar a brancura completa, mas nem sempre isso é possível, pois depende da tonalidade natural do dente. O processo de clareamento dental com moldeira ou a laser não é a aplicação de uma coloração clara por cima dos dentes, mas uma reparação da cor natural do dente que foi afetada.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.