Tratamentos dentais estéticos: clareamento dental a laser é uma ótima opção

Há tempos a odontologia não está ligada apenas à saúde dental, mas também abrange uma parte estética capaz de proporcionar às pessoas um sorriso mais bonito. Um dos tratamentos mais populares nesse quesito é o clareamento dental a laser, que traz de volta ao paciente a brancura perdida com o passar do tempo.

Como funciona o tratamento?

O clareamento dental a laser é feito de maneira simples e rápida. Após a avaliação com o dentista, que irá explicar ao paciente todo procedimento, incluindo a possibilidade de clareamento, que depende da tonalidade natural do dente, é feita a aplicação de um gel clareador com a substância de peróxido de hidrogênio. O dentista protege a gengiva, pois o elemento é agressivo e potencializa ação do composto com luz de LED ou laser.

Vantagens do clareamento a laser

O clareamento dental a laser é muito mais rápido que a alternativa também oferecida pelos dentistas de clareamento caseiro, que é feita com a aplicação do mesmo produto, em concentração menor por períodos pré-determinados pelo dentista. O período para realização do tratamento completo de clareamento dental a laser é de até três sessões realizadas com intervalos de sete a quinze dias entre elas.

O tratamento caseiro pode levar até seis meses para ser concluído. É bastante comum também que os dentistas optem pela união do tratamento caseiro com um sessão do clareamento dental a laser para acelerar o processo. É preciso que o paciente tenha os seguintes cuidados posteriores à realização do clareamento dental a laser ou caseiro:

  • Manter a higiene bucal em dia;
  • Utilizar cremes dentais com flúor ou com substância clareadora;
  • Visitar o dentista com frequência;
  • Evitar o consumo de vinho e café para evitar manchas.

Outra vantagem do clareamento dental a laser é que os pacientes não precisam se preocupar em fazer nada, apenas comparecer à consulta agendada pelo dentista. No caso do tratamento caseiro, o paciente precisa de uma atenção e comprometimento maior com o tratamento, pois é ele mesmo quem vai aplicar o clareador. É preciso seguir corretamente as orientações do dentista, principalmente quanto ao tempo de ação do produto para obter os resultados desejados.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.