Conhecendo a profissão: dentista possui ampla área de atuação

Normalmente conhecido apenas como dentista, o profissional da odontologia é o cirurgião dentista. Esse profissional é o responsável por atuar na reabilitação oral, como próteses e implantes. Porém, sua maior atribuição se encontra na prevenção de doenças que podem prejudicar a saúde do paciente, das mais complexas às mais simples. Dentre as enfermidades dentárias e sistêmicas que têm suas chances diminuídas graças a atuação do cirurgião dentista, é possível citar:

  • Cárie;
  • Gengivite;
  • Tártaro;
  • Câncer.

Em alguns casos, é claro, a prevenção não serve, completamente, para evitar que o problema exista, como é o caso do câncer, mas o cirurgião dentista pode contribuir para que problemas não surjam para potencializar as chances da enfermidade se desenvolver, além de conseguir, acompanhando constantemente o paciente, um diagnóstico precoce, que é determinante para uma recuperação efetiva e necessária.

Especialidades: cirurgião dentista costuma atuar em setores focados

É possível afirmar que, de maneira geral, o cirurgião dentista exerce suas responsabilidades profissionais por meio de especialidades que conseguem setorizar as responsabilidades atribuídas ao seu segmento como um todo. Dentre as mais populares, é possível citar a prótese dentária, a periodontia, cirurgia bucomaxilofacial, entre outros.

Com isso em mente, é possível ter ideia da ampla atuação de um cirurgião dentista e de sua importância para conduzir a saúde bucal de seus pacientes como um todo, com uma excelência completa. Seu trabalho garante uma assistência fundamental para que o indivíduo possa – seguindo suas orientações e dicas – manter um bem-estar ideal para a sua qualidade de vida.

Profissional de excelência: acompanhamento com o especialista é auxílio fundamental

É imprescindível, ainda, ressaltar o quão fundamental é o acompanhamento com um cirurgião dentista de qualidade. Como visto, ele contribui em duas frentes: prevenção e tratamento. Porém, ações preventivas devem ser fortalecidas para que não haja necessidade de remediar situações que podem gerar consequências graves. Por isso, contar com um cirurgião-dentista de qualidade e que compreenda bem a sua área pode ser a resposta para uma saúde bucal plena, cuidadosa e repleta de hábitos positivos implementados no dia a dia do indivíduo.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.