Sorriso belo: intervenção melhora aspecto da gengiva

Para quem deseja melhorar o aspecto do sorriso, a cirurgia para diminuir a gengiva pode serconsiderada uma boa opção. Também conhecida como plástica da gengiva, esse tipo de procedimento tem como objetivo a reconstrução gengival. Com o propósito de harmonizar, a cirurgia para diminuir a gengiva oferece à pessoa que a busca um sorriso perfeito que respeita todo o formato da boca.

Escolha do profissional para a cirurgia para diminuir a gengiva precisa passar por escrutínio prévio

A cirurgia para diminuir a gengiva pode ser realizada por cirurgiões-dentistas. Ainda assim, o periodontista é o especialista que se debruça sobre sobre essa região. Seja qual for o escolhido para realizar e acompanhar todo o processo, é indispensável que ele seja eficiente, cuidadoso e de excelência para que a cirurgia para diminuir a gengiva não gere grandes dores de cabeça. Pensando nisso, a intervenção não é o único propósito buscado nos consultórios.

Cada caso é um caso e a “plástica gengival” pode assistir situações como:

  • Gengivas muito grandes;
  • Retrações;
  • Pouca espessura;
  • Contornos esteticamente indesejáveis.

São muitos os cuidados prévios que precisam ser tomados para a realização da cirurgia para diminuir a gengiva. Por isso, é de suma importância que o indivíduo esteja em dia com as visitas ao dentista e garanta com esse profissional sua saúde, resolvendo tudo o que precisa ser sanado previamente para que não de gere consequências agravantes dentro do contexto de intervenção oferecido pela cirurgia para diminuir a gengiva.

Paciente tem papel de destaque na recuperação: sorriso também depende dele

Outro aspecto que precisa ser abordado é a recuperação da cirurgia para diminuir a gengiva. Pensando nisso, as ações tomadas pelo paciente durante essa fase são vistas como indicativos para o bem-estar e plena retomada das funções normais. Por isso, seguir à risca as recomendações do especialista são necessidades básicas que precisam ser levantada desde o início do processo em si.

Uma informação importante é que o tempo de cicatrização da cirurgia para diminuir a gengiva pode variar, normalmente, de 15 a 20 dias. Se alimentando corretamente, levando uma higienização cuidadosa, dentre outros, essa jornada não terá percalços.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.