Procedimento simples garante suporte e qualidade da gengiva

Com o objetivo de reforçar os ossos da gengiva, a cirurgia de enxerto é considerada um procedimento simples que não gera grandes dores de cabeça. Ela é feita, justamente, para que seja possível a colocação de implantes, já que sua necessidade se encontra quando o paciente tem perda de material ósseo. Ou seja, a cirurgia de enxerto pode ser indicada em decorrência de algumas situações, como:

  • Problemas cognitivos;
  • Quebra;
  • Falta de cálcio;
  • Déficit de vitaminas;
  • Perda dentária.

Sem cicatrizes: cirurgia de enxerto é toda realizada por dentro da boca

Ao falar de uma cirurgia de enxerto ou qualquer procedimento invasivo que envolve alguma questão facial, é comum que indivíduo se questione sobre cicatrizes. Porém, esse procedimento se destaca por ser inteiramente realizado na parte interna da boca. Além disso, é preciso entender ainda que ela consiste, basicamente, em um implante no qual é utilizado material proveniente do próprio paciente.

Porém, bancos de tecido também podem ser solicitados na cirurgia de enxerto. Sem necessidade de internação antes ou depois do processo, ela pode ser classificada como algo simples, com uma preparação básica. Dentre as recomendações prévias, jejum e ingestão de medicamentos indicados.

Recuperação e tempo para implante: cuidados são constantes

Já que o objetivo da cirurgia de enxerto é, justamente, possibilitar a colocação de implantes, esse é um dos questionamentos mais relevantes. Após o procedimento, é possível afirmar que a cicatrização completa pode se estender de três a seis meses. Porém, é fundamental destacar a necessidade de acompanhamento com o especialista para que ele possa determinar e observar as especificações daquele indivíduo em relação a sua recuperação da cirurgia de enxerto.

O pós-operatório também precisa ser lembrado como um momento de ações cuidadosas em prol da retomada do estado normal com urgência. Nesse contexto, a realização de atividades físicas, por exemplo, é vetada. Porém, dentre os destaques é preciso listar a realização adequada da higienização bucal e o uso correto das medicações prescritas. Com isso, é muito mais fácil conseguir alcançar resultados primorosos com a cirurgia de enxerto, avançando de maneira significativa nas expectativas iniciais.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.