Enxerto chega a ser considerado essencial em algumas circunstâncias

A cirurgia de enxerto gengival se estabelece como um procedimento essencial para quem precisa e deseja recuperar tanto a estética quanto a função em procedimentos com próteses dentárias e implantes osseointegrados. Nesse contexto, é preciso coletar todas as informações necessárias para esclarecer os pormenores das técnicas utilizadas e suas indicações. E, com isso, saber um pouco mais sobre a cirurgia de enxerto gengival.

A cirurgia de enxerto gengival é cada vez mais requisitada nos tratamentos estéticos da odontologia

Considerado como um procedimento sofisticado, a cirurgia de enxerto gengival preza pela reconstrução de gengivas retraídas ou atrofiadas, sendo, portanto, imprescindível para a harmonia do sorriso. Porém, é preciso destacar, não apenas por isso. Afinal, hoje a cirurgia de enxerto gengival já é vista como, em alguns casos, como a única opção disponível para ajustar falhas estéticas e funcionais em alguns tratamentos.

Com isso em mente, é imprescindível estar por dentro das indicações da cirurgia de enxerto gengival, visto que a técnica surpreende pelos resultados e múltiplas utilidades. Dentre as principais recomendações para sua utilização, é possível citar:

  • Cobertura de raízes expostas;
  • Correção de gengivas acinzentadas;
  • Prevenção à recessão tecidual;
  • Expansão do volume da gengiva;
  • Aprimoramento do resultado estético e funcional.

Pós-operatório é visto como simples: cuidados são indispensáveis

Mesmo como um período de pós-operatório considerado simples, sem muitas dores de cabeça, é fundamental que depois da cirurgia de enxerto gengival, o paciente tome certos cuidados para que sua recuperação seja efetivamente alcançada. Dentre as recomendações, é fundamental ressaltar a necessidade de diminuição da movimentação dos lábios por até sete dias. Nesse período, inclusive, a limpeza da região que recebeu a técnica é feita pelo dentista.

Além disso, é preciso que o paciente siga restrições alimentares e, depois de um período sugerido pelo profissional, mantenha a escovação habitual. Seguindo de maneira cuidadosa todas as indicações dadas no consultório, é muito mais fácil não sofrer problemas relacionados à cirurgia de enxerto gengival. Afinal, qualquer procedimento, seja ele qual for, também demanda uma atenção e comprometimento por parte do indivíduo que precisa ser levado em consideração para o sucesso da técnica.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.