Cuidados com canal não devem ser motivo de medo por parte dos pacientes

Ao falar da necessidade de canal odontologia, é muito comum que o paciente se assuste. Isso acontece porque muitos não conhecem realmente em que se baseia esse tratamento. Ou seja, é justamente com a informação esclarecida que é possível explicar melhor e fazer com que o paciente não tenha problemas em relação ao procedimento. O tratamento consiste no cuidado com a parte interna do elemento dental, conhecido como polpa ou nervo do dente. Para tanto, é necessário remover o tecido e, posteriormente, vedar a cavidade deixada. Com isso, fica mais fácil lidar com todo o procedimento canal odontologia e não ter medo de encarar o especialista.

Tratamento canal odontologia é recomendado quando há lesão na polpa

Ao falar sobre canal odontologia, o paciente precisa ter em mente que esse tipo de procedimento é sugerido em casos nos quais há alguma espécie de lesão na polpa. Esse fato, normalmente, gera dores e incômodos para o bem-estar do indivíduo, potencializando a urgência na procura pelos consultórios. Essas lesões podem acontecer por conta de diversas situações, até mesmo por traumas ocasionados por acidentes. Porém, é preciso ressaltar, nem toda dor de dente é decorrente de problemas com canal odontologia. Algumas outras circunstâncias podem levar a isso, como:

  • Cárie profunda;
  • Sensibilidade dentária;
  • Problemas na gengiva;
  • Tratamentos feitos de maneira errada.

Porém, a única forma de saber, com certeza, sobre a necessidade do tratamento de canal odontologia, é por meio de consulta ao especialista. É com análise cuidadosa que é possível observar a dor do indivíduo e realizar exames, caso necessário, para determinar o que precisa verdadeiramente ser feito.

A boa notícia é que, para a realização do canal odontologia, o paciente não precisa passar por nenhuma dor durante o processo. Mas é preciso ter em mente que, mesmo sendo uma cirurgia simples, pode gerar desconforto durante a recuperação.

Consequências do não tratamento podem ser problemáticas

Enquanto o procedimento não causa dores, o não tratamento do canal odontologia pode gerar impactos mais graves para o indivíduo. Em algumas situações, inclusive, nem mesmo os medicamentos conseguem resolver. Por isso, o ideal é buscar por auxílio especializado o quanto antes e garantir que o canal odontologia não se transforme em uma grande dor de cabeça para o bem-estar e conforto do paciente.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.