Problema no dente gera desconforto e pode provocar consequências mais graves

O canal do dente aberto é um dos problemas que mais geram procura aos consultórios. São inúmeras questões que podem causar esse incômodo e precisam ser destacadas, como cáries não tratadas, infecções, entre outros. Para que isso aconteça, o canal do dente aberto é normalmente associado a alguns hábitos não saudáveis que o indivíduo pode ter. Dentre eles, é possível citar:

  • Escovação não cuidadosa;
  • Não utilização de produtos específicos;
  • Não utilização de fios dentais;
  • Procura por especialistas apenas na dor.

Essas atitudes dão espaço para que o paciente sofra com o canal do dente aberto, gerando cada vez mais consequências para a sua saúde bucal e, gradativamente, para o seu bem-estar como um todo. Afinal, o organismo trabalha como uma verdadeira máquina e quando uma parte não funciona bem, todo o restante sofre. Não poderia ser diferente com o canal do dente aberto.

Tratamento do canal do dente aberto deve ocorrer com urgência em prol do paciente

Para que o paciente consiga retomar sua saúde o quanto antes, é preciso buscar ajuda para o tratamento do canal do dente aberto com o máximo de urgência. Para tanto, é fundamental estar atento aos sintomas que se relacionam ao problema. Como dor intensa, sensibilidade ao mastigar, gengivas inchadas e sangrando e cáries profundas.

Esses sinais são indicações para que o paciente busque ajuda e, com isso, possa tratar o canal do dente aberto com eficiência. O endodontista é responsável por retirar a polpa do dente, fazer a drenagem das bactérias ali presentes e fechar com material específico. Tudo para garantir que o paciente volte a ter um sorriso saudável.

Especialista e hábitos saudáveis: fugindo de novos problemas

É preciso destacar que o canal do dente aberto não é o único problema da saúde bucal que pode ser evitado com hábitos de higiene e o acompanhamento de um especialista qualificado. No geral, a grande maioria das doenças relacionadas a esse lugar podem ser fortemente prevenidas com uma ação conjunta e eficaz. Por isso, contar com um profissional qualificado e seguir à risca as suas instruções é fundamental para quem quer atingir níveis estáveis de bem-estar e, finalmente, não ser mais acometido pelo canal do dente aberto.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.