Tratamento voltado para bruxismo deve se concentrar em diversas frentes

O bruxismo tratamento pode envolver a utilização de placas, de silicone ou acrílico, com o objetivo de proteger os dentes, aliviando a pressão com o aperto ou ranger da arcada, que configura a doença. Além dessa frente de cuidado que envolve mais especificamente a parte física do problema, é preciso ter em mente que outras questões precisam ser trabalhadas ao citar o bruxismo tratamento. Para compreender de que forma isso é e pode ser feito, é fundamental conhecer a disfunção de maneira mais aprofundada.

Conhecendo a doença: causas que levam o paciente a buscar por bruxismo tratamento

Na busca por bruxismo tratamento, o paciente pode se deparar com uma série de questões consideradas fatores de risco e potenciais causadores do problema em si. Estão ligados a esse contexto, principalmente, fatores psicológicos como estresse, medo, ansiedade, entre outros. Por isso, além do acompanhamento odontológico, o bruxismo tratamento também pode envolver outras atividades, como:

  • Prática de atividades físicas;
  • Meditação;
  • Ioga;
  • Acompanhamento psicológico específico.

Além disso, é importante destacar que o bruxismo tratamento é, no geral, apenas um sintoma aparente de problemas e doenças mais graves que podem ter impactos mais intensos no cotidiano das pessoas, como depressão. Por isso, é preciso incluir também o acompanhamento com um psiquiatra na lista de especialistas envolvidos com o bruxismo tratamento. Apenas com eles capacitados e competentes é possível atingir bons resultados e retomar a qualidade de vida do indivíduo.

Fatores externos são capazes de potencializar os problemas da doença e precisam ser observados

Como uma doença que tem carácter psicológico e envolve, diretamente, a qualidade do sono, o bruxismo tratamento também deve se deparar com os fatores agravantes para a situação. É o caso da utilização do celular antes de dormir, por exemplo. É um tipo de estímulo que interfere no ciclo do sono, podendo servir de gatilho para o problema.

Por isso, é importante destacar a multidisciplinaridade do bruxismo tratamento, fazendo com que o paciente precise, até mesmo, mudar alguns hábitos enraizados no seu dia a dia que não possa ter efeitos catastróficos em sua saúde.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.