Como é feito o aparelho ortodôntico interno?

Pode ser estranho para algumas pessoas, mas o aparelho ortodôntico interno é muito comum nos consultórios dentários. No entanto, não é muito divulgado por ser um pouco mais complicado de limpar. O diferencial do aparelho ortodôntico interno é que os bráquetes são colados no lado interno dos dentes, deixando praticamente invisível. O molde também é conhecido como aparelho lingual.

Uma vantagem que o aparelho interno proporciona é que pode fazer branqueamento a laser. Ainda, é muito recomendado para esportistas, pois não corre o risco de machucar durante o treinamento.

O aparelho ortodôntico interno machuca a língua?

De acordo com os dentistas, é mito quando falam que o aparelho interno lesiona a língua. O máximo que o paciente irá sentir é um estranhamento, mas a adaptação é rápida. Aliás, em determinados casos o tratamento é mais ágil em comparação aos aparelhos tradicionais que são aplicados do lado externo dos dentes. Por esse motivo, o indivíduo precisa ser avaliado por um profissional da área para saber se realmente o uso do aparelho ortodôntico interno é viável ou não.

Capriche na limpeza do aparelho ortodôntico interno

Ao iniciar um tratamento com um molde dentário, os cuidados com a higienização não podem ser esquecidos, pelo contrário, pois dependendo do tipo de aparelho, está mais sujeito a acumular resíduos alimentares, causando males como cáries, tártaros, mau hálito e até mesmo a perda parcial ou total do dente.

Dessa maneira, no mercado são vendidos escovas e itens especiais que ajudam com mais precisão na limpeza tanto do aparelho ortodôntico interno quanto de outros modelos, sendo:

  • Aparelho fixo;
  • Aparelho autoligado;
  • Aparelho invisível;
  • Aparelho de contenção;
  • Aparelho infantil.

Também, outras operações são aprovadas e feitas caso necessário, como extração, enxerto, tratamento de canal, próteses de metal e porcelana, implantes, limpeza, além de cirurgia mandibular, entre outras. Por isso, os consultórios estão sempre fornecendo excelentes técnicas estéticas cada vez menos invasivas para proporcionar a felicidade e coragem dos vários públicos que desejam ter um sorriso além de bonito, muito saudável.

Portanto, consertar os defeitos dos dentes tem solução, sendo com aparelho ortodôntico interno ou demais processos, porque os custos em diversas clinicas são aceitos via convênio odontológico.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.