Para qual ocasião é usado o aparelho fixo?

O aparelho fixo é utilizado em casos normalmente que estão bastante visíveis os defeitos, como dentes encavalados, dentes afastados demais, dentes tortos ou outro problema na estrutura óssea.

Por isso, um médico do ramo deve analisar a situação, pois mesmo que o paciente não se sinta confortável em usar o molde, é preciso para obter melhor qualidade de vida, além de:

  • Felicidade ao sorrir sem sentir vergonha;
  • Melhora a mordida;
  • Melhora a mastigação;
  • Face uniforme.

No início o aparelho fixo traz alguns desconfortos, mas nada que seja agravado durante o tratamento, pois a adaptação é rápida.

Modernidades da ortodontia: aparelho fixo

Embora existam outros modelos de aparelho, o aparelho fixo ainda é um dos mais aplicados nos ambulatórios dentários, já que é mais barato e tem as famosas “borrachinhas” coloridas que podem ser trocadas e intercaladas como o paciente desejar.

A preparação do aparelho fixo é bem simples. Os bráquetes de aço inoxidável são colados em cada dente e, logo após, é inserido o fio também de aço. E, por fim, para que o aro fique preso, são colocadas as ligas coloridas.

O que é preciso fazer para limpar o aparelho fixo?

No mercado, é possível encontrar itens dentários para todas as particularidades, inclusive, para indivíduos que usam algum tipo de aparelho dental. Sendo assim, há escovas com cerdas especiais para melhor encaixar entre os dentes e molde, além de limadores de língua.

Ao realizar a limpeza regular, é evitado o surgimento de placas bacterianas que, por sinal, podem ocasionar danos graves. Por isso, é extremamente importante seguir com rigor a higienização da boca, até porque não há possibilidade de inserir o aparelho fixo em dentição que está danificada.

E pensando no excelente atendimento, as clínicas dentárias estão sempre desempenhando processos de alta qualidade e eficiência, para sanar os mais variados tipos de necessidade, como:

  • Tratamento de canal;
  • Enxerto;
  • Extração;
  • Clareamento a laser;
  • Implantes;
  • Próteses de metal e porcelana;
  • Operação mandibular e outras.

Além do mais, colocam à disposição dentistas cirurgiões habilitados, máquinas sofisticadas, medicação autorizada e locais seguros para garantir um ótimo tratamento.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.