O que é um aparelho auto ligado?

Com o passar dos anos as coisas vão se modificando, não é? Especialmente, a ramo da saúde bucal, que está sempre à frente da concorrência para lançar no mercado novos itens e tratamentos dentários. Sendo assim, um método bastante eficiente é o aparelho auto ligado. Os aparelhos são denominados dessa forma devido não precisar das famosas borrachinhas para segurar o fio.

Normalmente, o próprio bráquete prende o arco, e tem dois tipos de aparelho auto ligado mais usados nos consultórios, como ativo, onde o fio fica preso na caneleta do bráquete, e o passivo, que tem mais movimentação dos fios.

Tempo de tratamento: aparelho auto ligado

Segundo os profissionais da área, uma das vantagens do aparelho auto ligado é que o tempo para alinhar os dentes é pouca coisa mais curto em comparação aos aparelhos convencionais. No entanto, para que o resultado seja satisfatório para todos, é indicado que o indivíduo compareça a uma clínica nas datas que forem estipuladas pelo médico, além de ajudar na limpeza dos dentes, como escovar depois das refeições e usar fio dental, além de enxaguantes bucais para auxiliar na higienização prolongada.

Outras técnicas de qualidade: aparelho auto ligado

Ao utilizar o aparelho auto ligado, em alguns meses já é notado à transformação na arcada dentária, sendo:

  • Mordida perfeita;
  • Melhora a mastigação;
  • Dentes alinhados;
  • Face uniforme;
  • Alegria;
  • Bom humor.

Entretanto, caso haja necessidade de realizar algum procedimento antes de aplicar o aparelho auto ligado, os consultórios dentários preparam outras maneiras para deixar a saúde bucal em dia, desde limpeza até:

  • Clareamento a laser;
  • Implantes;
  • Próteses;
  • Extração;
  • Enxerto.

Além do mais, outras espécies de aparelhos também são confeccionados, como aparelho lingual, aparelho transparente, aparelho móvel, cirurgias em geral, tudo com a orientação de especialistas competentes, máquinas reguladas, medicação liberada e salas estruturadas para atender da melhor maneira todos os clientes que precisam de tratamentos para qualquer particularidade.

Mas, é de se considerar que antes de fazer determinadas intervenções estéticas é direcionado por dentista apto, pois alguns exames de imagem são indicados para obter a visualização de toda região bucomaxilofacial e, após isso, tomar a decisão se o aparelho é ideal ou usar outro recurso.

Dr. Alex Claro Guilger

Graduado na faculdade de odontologia de piracicaba - FOP-UNICAMP - (2009) Atualização Básica de Implantodontia na Fundecto (fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia- USP). Aperfeiçoamento “ Esculturas Dental Com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores “ promovido pelo Prof. Ronaldo Hirata 2010/32h Curso enceramento diagnóstico “ Técnicas das Visões” ( Marcelo Giatti) 2010/60h; Curso Intensivo em Estética Adesiva – UNESP (Araçatuba) 2008/40h; Curso Especialização em Prótese São Leopoldo Mandic (Prof.Sidney Kina) Maio 2010/2012.