Técnica de implante dentário sem corte proporciona recuperação rápida
A odontologia está sempre evoluindo para que faça dos procedimento antigos mais eficazes, mas menos invasivos e com recuperações com menos complicações. A substituição de dentes com o implante também recebeu uma atualização. Antes cheias de cortes e cuidados extras no pós-operatório, o método de implante dentário sem corte, além de ser um procedimento cirúrgico mais rápido, proporciona também uma recuperação mais veloz.
Como é a cirurgia agora
A cirurgia de implante dentário sem corte é um avanço tecnológico para esse tipo de procedimento. Ela se inicia com a realização de uma tomografia computadorizada tridimensional da arcada dentária do paciente. Com um programa de computador específico, o dentista irá traçar uma guia cirúrgica com as imagens obtidas. Com isso o cirurgião-dentista conseguirá planejar virtualmente a posição e inclinação ideal para os pinos de titânio na gengiva do paciente, antes mesmo da perfuração.
A guia cirúrgica é confeccionada, dando a visão precisa de quais os locais que o dentista irá instalar o implante. Com esse modelo posicionado na boca do paciente, o profissional terá buracos que indicam onde será necessário fazer a frenagem, que será a única parte da gengiva a ser removida para receber o implante.
A técnica de implante dentário sem corte, por não possuir suturas, possibilita que o paciente saia do consultório com os novos dentes definitivos. No entanto, esse é um procedimento mais caro. O pós-operatório é mais simples, e algumas cuidados devem ser tomados:
- Escovação dos novos dentes depois das refeições;
- Evitar o fumo para conservar os implantes;
- Visitar o dentista para limpezas regulares;
- Realizar ao menos duas radiografias por ano.
Como era a cirurgia antes
A cirurgia de implante dentário sem corte tradicional ainda assim é considerada um procedimento simples, porém mais invasivo que o desenvolvido recentemente. Ela se inicia com o anestesiamento local da gengiva, local onde o dentista faz um corte, expondo o leito ósseo, onde serão colocados os pinos de titânio. Com a broca, o profissional penetra o osso e cava buracos de forma progressiva, desenhando os contornos para receber os encaixes para tamanhos de implante diferentes.
Com a instalação dos pinos nas cavidades, a cirurgia chega próxima ao final. O implantodontista, especialista nessa cirurgia, então coloca uma tampa de proteção no pino que auxilia na cicatrização, encerrando a cirurgia com a suturação da gengiva. Os pacientes não costumam sair do consultório com os novos dentes conectados, recebendo próteses provisórias para que as tarefas do dia a dia sejam executadas sem incômodo.
Para saber mais sobre implante dentário sem corte
Ligue para 11 98574-7656 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!