Enxerto gengival livre recobre pontos da gengiva
Os tecidos retraídos da gengiva tem um impacto direto nos dentes. As falhas atrapalham as funções motoras e a saúde da boca, alterando a mastigação, limpeza e estética. Além disso, a exposição das raízes dos dentes impacta diretamente a sensibilidade do paciente, proporcionando um incômodo ao entrar em contato com diferentes temperaturas. Para modificar esse problema, a odontologia propõe que seja realizado uma substituição do tecido. Entre as técnicas disponíveis está a do enxerto gengival livre.
Como é realizado o procedimento?
O enxerto gengival livre é uma técnica que tem como objetivo o recobrimento de raiz exposta, mas sem ganho de volume da gengiva. Isso porque para que o procedimento seja realizado, é necessário retirar uma camada superficial do céu da boca, o palato. O palato é a principal área para coleta nesse tipo de cirurgia.
O enxerto gengival livre é também indicado para áreas não estéticas, ou seja, que não aparecem ao falar ou sorrir. A técnica costuma deixar as gengivas com cicatrizes e colorações diferentes da natural.
O pós-operatório da cirurgia de colocação do enxerto gengival livre é simples, mas devem ter cuidados para que o resultado não seja perdido e não haja agravamento:
- Nas duas primeiras semanas é preciso evitar o consumo de alimentos duros;
- A primeira semana exige ao menos duas consultas de limpeza do local por um dentista;
- É necessário evitar a movimentação excessiva dos lábios dentro de sete dias;
- É preciso usar os medicamentos prescritos corretamente.
Outros tipos de enxerto
Mais dois métodos de enxerto gengival livre são possíveis: o conjuntivo e o pediculado. A escolha pelo modelo mais apropriado deverá ser feita a partir da opinião do dentista em relação às condições apresentadas pelo paciente.
O enxerto gengival livre do tipo conjuntivo é o mais utilizado. Ele também retira uma camada de tecido do palato para realizar a cirurgia, no entanto, além de conferir a cobertura das raízes, a técnica também oferece ao paciente um aumento do volume da gengiva. A camada removida do céu da boca é colocada sobre a superfície do local a ser enxertado, sendo suturada para dar estabilidade.
De outro lado, o enxerto gengival livre do tipo pediculado não é feito para todos os casos. A técnica é recomendada para o recobrimento de pequenos locais na gengiva. Nesse método, o material utilizado é proveniente da gengiva dos dentes adjacentes. Algumas incisões são realizadas no tecido, e então o dentista o rotaciona e o movimenta para o cobrimento da falha.
Para saber mais sobre enxerto gengival livre
Ligue para (11) 98703-2335 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!