Dor de dente gengiva inchada, o que pode ser?
Dor no dente, é um sinal claro de que algo está errado. As causas mais comuns de dor de dente são cáries, mas e quando a dor vem acompanhada de um inchaço na gengiva? Por isso, é de extrema importância que você procure por um dentista o mais rápido possível, para que ele possa averiguar a situação. Quer saber mais sobre dor de dente gengiva inchada? Então leia a matéria!
Dor de dente
Dor de dente é um verdadeiro incômodo, isso acontece devido as suas terminações nervosas na região dentária. Pode ser o sinal de alguma condição bucal séria, assim como pode ser resultado de lesões e acidentes. Um dos principais causadores da dor de dente é a carie, que tem inicio na superfície do dente, destruindo o esmalte. Sem a proteção do esmalte não há terminação nervosa, mas nesse momento o paciente ainda não sente a dor. A partir do momento que a cárie evolui é que o paciente começa a sentir mais dor.
Para entender melhor sobre a dor de dente, vamos explicar como é a anatomia do dente:
- raiz: é a maior parte do dente, chegando a ⅔ (dois terços) do seu tamanho. É a parte que está inserida dentro dos ossos maxilares e da mandíbula, conferindo estabilidade ao dente, ou seja, a raiz é a responsável por manter o dente inserido no osso;
- esmalte: a parte mais externa e dura. ela pode sofrer lesões como a corrosão por ácidos liberados por bactérias (cáries);
- dentina: essa parte fica entre o esmalte e a polpa. Essa camada é capaz de absorver os impactos externos causados pelos alimentos, prevenindo desgastes. Porém, ela pode ser bem sensível já que é diretamente ligada à polpa, onde fica a parte nervosa do dente;
polpa: ela mantém o dente vivo, pois é cheia de vasos sanguíneos, que mantém os tecidos bem nutridos e vivos, e terminações nervosas, que avisam quando tem algo de errado com os dentes (ou seja, provocam dor).
A região da raiz, que pode ficar exposta por série de motivos, uma delas está relacionada as más praticas de higiene bucal como. escovar os dentes com força, fazendo a gengiva retrair e causando dor de dente. As dores de dente também pode ser causada por doenças periodontal, bruxismo e briquismo, que são problemas relacionados ao atrito muito forte dos dentes, causando desgaste do esmalte. Lembre- se, em caso de dor deve-se procurar um dentista imediatamente.
Dor de dente gengiva inchada
Quando a dor de dente vem acompanhada de um inchaço na gengiva, é necessário que você vá imediatamente a um dentista. A gengiva protege a raiz dos dentes e, quando está retraída, faz com que parte do dente seja exposta para as bactérias, como consequência, o paciente pode estar com gengivite e periodontite..
Essas duas doenças fazem parte de um grupo chamado de doença periodontal, que não ataca os dentes diretamente, e sim seus mecanismos de suporte: a gengiva e os ossos que dão sustentação aos dentes. A gengivite é causada pela presença de placas bacterianas produtoras do ácido que corrói o esmalte dentário, irritando as gengivas, provocando uma reação inflamatória. Quando essas placas não são removidas, elas formam bolsões de bactérias no local onde as gengivas encontram os dentes, dando início à periodontite. Caso não sejam tratadas, ocorre a retração gengival e do osso, que expõe a raiz e deixa os dentes soltos. podendo até cair. Essas duas condições causam dor de dente gengiva inchada.
Uma das melhores maneiras de prevenir dor de dente gengiva inchada e outros problemas bucais, é fazer uma visita ao dentista a cada 6 meses, ou de acordo com a indicação do mesmo. Em casos de dor de dente gengiva inchada, evite se automedicar e fazer tratamentos caseiros duvidosos, eles podem atrapalhar o diagnostico. Gostou da matéria sobre dor de dente gengiva inchada? Então compartilhe com os sus amigos!Para saber mais sobre dor de dente gengiva inchada
Ligue para (11) 98703-2335 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!