Cozinha sustentável: práticas conscientes para o dia a dia

by sitesorrisocontente
14 views

Como deixar uma Cozinha sustentável? Com hábitos diários estabelecidos na cozinha, como consumir alimentos congelados, usar água e gás em abundância, descartar cascas e outras partes de alimentos no lixo e não separar itens para coleta seletiva, fica um pouco mais difícil pensar no impacto que isso causa no meio ambiente.

No entanto, se pensarmos melhor sobre esses costumes, podemos tornar o nosso ambiente um lugar melhor. Além disso, repensar o estilo de vida e procurar uma cozinha sustentável impacta também na saúde financeira.

Comece com passos simples, repensando a sua rotina na cozinha. Avalie as suas práticas, os tipos de alimentos que você compra e como é o modo de preparo. Sabia que práticas simples, como desligar alguns aparelhos depois de usar ou até mesmo utilizar seu fogão 4 bocas no fogo baixo, já pode fazer a diferença?

O que é uma cozinha sustentável?

Cozinha sustentável

A sustentabilidade está diretamente relacionada com a preservação do meio ambiente em que vivemos e a satisfação das nossas necessidades. Dessa forma, uma cozinha sustentável gera lixo de forma consciente e reduzida.

Tudo é pensado para diminuir o desperdício e o plástico. Assim, surgem algumas soluções práticas que, quando adotadas, podem ajudar o meio ambiente e criar um estilo de vida mais consciente.

Como organizar uma cozinha sustentável?

Como mencionado, a cozinha consciente procura reduzir o plástico, o que inclui as vasilhas que usamos para guardar alimentos, a embalagem de sucos e de outros alimentos. Procure substituir essas opções pelo vidro. 

Escolha garrafas de vidro para reutilizar — depois de lavadas, elas não guardam cheiro — e substitua os potes de plástico pelos de vidro, que duram mais e não deixam sabor nem cheiro.

Outro ponto importante é procurar reduzir ao máximo as sacolas de plástico. A decomposição desse material é muito demorada e nem sempre ele é reciclado. Por isso, opte pela coleta seletiva, separando os materiais secos em uma caixa de papelão. Já o lixo orgânico, coloque em apenas uma sacola grande de lixo (evite usar as pequenas).

cozinhando mulher

Por fim, evite deixar a geladeira e o fogão muito próximos. Isso influencia no funcionamento dos eletrodomésticos, pois o calor do fogão força a geladeira a trabalhar mais, o que é refletido na sua conta de energia.

Como preparar os alimentos de forma sustentável?

Um hábito que faz toda a diferença na redução do plástico é fazer compras a granel. Você poderá levar os potinhos de vidro para encher diretamente com os grãos, como arroz, feijão, farinha, milho e outros. Assim, você leva só o que vai realmente consumir e não produz lixo.

Prefira produtos orgânicos e sustentáveis. Além de serem mais saudáveis, você ainda pode contribuir com produtores agrícolas locais e independentes. Busque por esses produtos em feiras orgânicas perto de você. 

Além disso, sempre carregue a sua sacola reutilizável com você para evitar sacolas plásticas. Crie o hábito de levar as sacolas ecológicas sempre que for ao mercado, à feira ou à mercearia na esquina da sua casa.

garota cozinhando na cozinha comida saudavel

O descongelamento de alimentos também é outra prática que pode ser feita de maneira sustentável. Procure descongelar alimentos de forma natural e não em água corrente ou no micro-ondas, que gasta bastante energia.

Outra prática da Cozinha sustentável que você pode adotar é aproveitar os alimentos ao máximo, já que a maioria deles possui diferentes usos. Você pode aproveitar as cascas e talos para sopas, sucos, adubos e outras receitas. Além de evitar o desperdício, você torna o consumo mais consciente.

Como deixar a limpeza da cozinha sustentável?

Para criar uma cozinha sustentável, é preciso se preocupar com a limpeza também. Procure usar produtos de limpeza naturais, como os biodegradáveis ou os que são feitos em casa. Você pode procurar receitas que vão te auxiliar nessa missão.

cozinhar em grande quantidade

Outra prática que precisa ser cortada totalmente é o descarte de óleo na pia. Separe o óleo em garrafinhas ou vasilhas e leve para o descarte correto. Outro hábito ruim é deixar a torneira aberta enquanto lava a louça. Deixe a torneira desligada enquanto ensaboa as louças e, depois, enxágue todas de uma vez para economizar água.

Você pode gostar:

Sobre

Sorriso Contente é um blog sobre várias dicas essenciais para o dia a dia, entre elas, sobre saúde!