Coroa dentária, o que é e para o que serve?
Milhares de pessoas ao redor do mundo sofrem com alguns problemas dentários e para isso elas optam a colocação da coroa dentária. Essa peça tão procurada, é utilizada para reforçar um dente enfraquecido, substituir a falta de algum dente ou cobrir inteiramente um dente danificado. Quer saber mais sobre essa peça? Leia essa matéria e saiba tudo sobre coroa dentária!
Coroa dentária, tipos e cuidados
A coroa dentária é uma peça cuja aplicação é feita sobre a parte do dente que está acima da linha da gengiva. Ela pode ser confeccionada por diversos tipos de materiais pelo médico dentista e técnico em prótese dental. Conheça os tipos de materiais utilizados nas coroas dentárias:
cerâmica (porcelana) :são feitas de material à base de porcelana. Um dos seus benefícios é a cor, que se assemelha a cor natural dos dentes e sua alta resistência em relação ao desgaste;
metalocerâmicas: a porcelana fundida é ligada à parte externa da estrutura metálica, proporcionando proporciona uma restauração mais forte do que somente a porcelana.As coroas metalocerâmicas são fortes e duráveis;
coroas de ouro: as ligas de ouro são resistentes ao desgaste e à fratura. Elas não prejudicam os dentes opostos com os quais entram em contato. O material é biologicamente compatível com o tecido gengival;
ligas de metais básicos: os materiais são feitos de metais que não são nobres, mas proporcionam alta resistência à corrosão. O material é resistente ao desgaste.
O dentista irá estudar o seu caso e avaliar qual é o melhor material para a coroa dentária, visando a sua adaptação e bem-estar, além de explicar os tipos de coroas dentárias. Caso você permaneça com dúvidas não tenha vergonha de perguntar. É importante você se sentir confortável para a realização de qualquer tratamento.
Coroas dentárias, para o que serve?
As coroas dentárias possuem várias funções, o dentista responsável irá estudar toda a sua situação seu histórico de saúde bucal para recomendar a coroa dentária que melhor se adapta a você e ao seu estilo de vida, sim a intensidade da sua mordida pode influenciar na escolha da uma coroa. O profissional pode recomendar uma coroa para:
- substituir uma restauração quando não há estrutura do dente;
- proteger um dente enfraquecido por fraturas;
- restaurar um dente fraturado;
- ligar uma prótese;
- disfarçar um implante dentário;
- cobrir um dente descolorido ou deformado;
- ocultar um dente que tenha sofrido um tratamento de canal.
Para indicar uma coroa dentária ideal, o dentista observa os seguintes fatores que podem ocorrer na boca do paciente, como: quebra de um dente, desgaste de dente e pouca resistência da estrutura do esmalte, falta de um dente, necessidade de ponte dentária, necessidade de melhorar a aparência da boca e tratamento de canal., Por esses motivos, manter a comunicação com seu dentista é de extrema importância.
As coroas dentárias duram a vida todas?
Elas são extremamente resistentes, mas há casos que elas soltam ou caem. A dica para garantir a durabilidade da coroa dentária é possuir uma boa higiene bucal, quando isso é feito você mantém seus dentes e gengivas saudáveis, evitando qualquer tipo de infecção e enfraquecimento do tecido ósseo. É importante dizer que morder alimentos duros ou alimentos gelados, causa danos e sensibilidade, evitem esses tipos de alimentos.
Gostou da matéria sobre coroa dentária? Compartilhe essa informação com os seus amigos. Lembre-se de ir ao dentista periodicamente e de seguir todas as dicas dele para manter sua saúde bucal perfeita.
Para saber mais sobre coroa dentária
Ligue para (11) 98703-2335 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!